domingo, 3 de abril de 2011

Grupo 3 - Dispositivos de Entrada e Saída

Dispositivos de Entrada

Dispositivo de Entrada: são os que fornecem dados para a operação de um programa. Também chamados de “Unidades de Entrada”, eles permitem a comunicação no sentido do utilizador para o computador. Também podem ser tratados como dispositivos que fornecem informações ao computador. Tipos de dispositivos de entrada: Teclado, mouse, caneta óptica, scanner, pen drive, microfone, joystick, câmera filmadora, tela sensível ao toque e outros. Dispositivos de Saída Dispositivo de Saída: são os que exibem dados e informações processados pelo computador, também chamados de “Unidades de Saída”, permitem a comunicação no sentido computador para o utilizador. Tipo de dispositivos de saída: Monitor, impressora, caixa de som, projetor de vídeo, fax,plotters e outros.


Dispositivos de Entrada/Saída

Existem também vários dispositivos que podem ser tanto de entrada como de saída, ou mistos, permitem que o utilizador envie informação para o computador e que o computador envie informação para o utilizador. Exemplo: Modem, monitor touch screen, impressora multifuncional, gravadora de CD/DVD, pen drive e outros.


O ontem...

Primeiro mouse inventado, em 1968, feito de madeira. Eixos X e Y respondiam ao estímulo de movimentação através de dispositivos parecidos com “rodas” que captavam o caminho feito pelo usuário e traduziam para que o computador movesse o cursor. Usa de dois pequenos eixos (rolamentos ou, ainda, roletes) que ficam em constante contato à esfera. Um eixo tem a função de movimentar o cursor na vertical, enquanto que o outro o faz na horizontal, em um esquema que lembra o sistema de coordenadas X e Y.


















*************************************************************************************


A Exemplo do famoso IBM PC, os primeiros monitores de computador eram monocromáticos.


Osborne 1 Em 1981 foi anunciado o primeiro computador portátil, o Osborne 1. Pesando poucos 11 quilos, continha um monitor monocromático de 5 polegadas, teclado e dois drivers de disquete. Trabalha com tubo de raios catódicos. Daí a expressão "monitor de tubo". Alto consumo de energia, resolução baixa e ocupa maior espaço.











***************************************************************************************


Através do mesmo cabo amarelo do vídeo utilizado por videogames, boa parte dos computadores da década de 70 ainda utilizava o televisor doméstico como interface gráfica a exemplo do ZX Spectrum e Commodore Amiga.





***************************************************************************************


O hoje...













****************************************************************************************


Composto, basicamente, por um LED emissor de luz vermelha e um sensor. Quando o mouse está em contato com uma superfície, a luz é emitida e refletida ao sensor, que age como se estivesse tirando uma fotografia daquele ponto. Boa parte dos modelos sem fio utiliza tecnologias de rádio freqüência para transmitir os dados do mouse para o computador









****************************************************************************************



Os anos passaram e a qualidade dos CRTs evoluiu bastante, um bom exemplo disto é que mesmo perante a tecnologia LCD, a definição de um monitor de tubo se mantém superior. Uma nova maneira de iluminar os monitores de cristal líquido, no lugar de uma única lâmpada fluorescente central, utilizam-se várias lâmpadas de led. Exigem placas gráficas especializadas e, na maior parte dos modelos, óculos específicos também são necessários. É inteiramente holográfico, tanto o monitor como o teclado.







***************************************************************************************



O amanhã.....












***************************************************************************************



A invenção do display flexível permite conceber uma nova apresentação para os notebooks do futuro, fugindo das abordagens tradicionais “livrão” (laptop comum) ou prancheta (computador tablet), ousando descambar para um formato “enrolável” ou cilíndrico. Este é o Nextep, um protótipo de um computador portátil. Além de ser flexível, terá um display touchscreen em OLED. Segundo a Sony, a qualidade das imagens chegará a ser 4 vezes melhor do que as dos painéis LED atuais. A Sony prevê que este projeto fique pronto até 2020 ************************************************************************************** Holografia **************************************************************************************** A nanotecnologia e o mundo dos gadgets aos olhos da Microsoft.

5 comentários:

  1. Achei super interessante o trabalho do grupo de dispositivo de entrada e saída, acho que é uma evolução muita grande em todos os hardware. O interessante que os prototipos para desenvolvimento estão cada vez mais incriveis e com uma utilidade indiscutiveis.
    Estava dando uma olhada em um sites e vi uma luva que vai ser teclado e mouse ao mesmo tempo, com total dinamismo com o usuário...
    São coisas ótimas espero que não demore muito
    pra chegar aqui no Brasil e que não venha com um
    preço absurdo também.

    ResponderExcluir
  2. Um excelente trabalho, e uma ótima forma de nos mostrar um pouco do que foi o que é e o que vem por ai em conceito de dispositivos de entrada e saída.
    gostaria apenas de deixar um breve comentário:

    Ao contrário do que se pode pensar a interface de entrada e saída não é só o conector físico e sim também o responsável pela comunicação lógica entre o barramento e o dispositivo. Essa função de conexão foi basicamente desenvolvida para que seja possível a comunicação entre vários dispositivos, fazendo com que a velocidade do barramento seja mais bem aproveitada e ainda tanto os periféricos quanto os elementos essenciais tenham programação/produção mais voltada ao seu desempenho, deixando a interconexão com as interfaces de entrada e saída.

    ResponderExcluir
  3. By Alexandre Alves
    Como a evoluçao da tecnologia ao longo do tempo vem modificando a vida das pessoas ! Essa é a tendencia, criação de novos dispositivos que facilitem a vida dos usuarios, proporcionando maior conforto e rapidez nas atividades.No caso dos dispositivos de entrada e saida, pode se observar que no inicio eles eram bem limitados, com uma só funçao e hoje muitos deles fazem duas ou mais funçoes fazendo com que eles se tornem dinamicos.

    ResponderExcluir
  4. ótimo trabalho, que mostrou o desenvolvimentos dos dispositivos de entrada e saída, passo a passo de forma clara e objetiva, gostei bastante.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito desse trabalho pois mostrou a evolução dos meios tecnológicos, de uma maneira bastante compreensível .
    abraços !!

    ResponderExcluir